486 Views |

A Cultura vai dar praia no DFB

Além de enaltecer a cultura da moda autoral brasileira, o DFB Festival, como o reafirma o próprio nome, vai além e oferece uma programação multicultural, composta por exposições, mostra de curtas-metragens, lançamentos de livros, espetáculos de dança, shows de música e sets de DJs.

Um dia antes da abertura do DFB, na terça, 14, o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) apresenta a exposição Grandes Olhares, montada exclusivamente para o Festival, reunindo pérolas do seu acervo, incluindo imagens icônicas de Richard AvedonOtto StupakoffLuiz TripoliHorst P. HorstMilton Greene Leo Faria, entre outros.

A vernissage contará com performance de modelos usando looks da histórica coleção colaborativa “A Hora do Brasil”, recém-apresentada no consulado brasileiro em Londres, e coordenada por Jum Nakao para o Senac/CE, e executada e transmitida em tempo real, durante o DFB 2012.

Já a partir da quarta, 15, no Aterro da Praia de Iracema, o DFB sedia três exposições: o estilista David Lee remonta a instalação apresentada na temporada de moda de Londres, no início deste ano, para a qual foi convidado pelo British Fashion Council; dando continuidade à expo paralela no Museu de Fotografia, o DFB apresenta a exposição DFB 20 Anos • Novos Olhares, com curadoria de Maria Julia Giffoni e Thais Mesquita, reunindo trabalhos de fotógrafos de várias gerações, como Delfina RochaNicolas Gondim Luis Moraes; enquanto isso, no lounge principal do Evento, uma timeline celebra grandes momentos dessas duas décadas de DFB Festival, incluindo imagens raras das primeiras edições, quando o evento ainda se chamava Dragão Fashion.

DFB 20 Anos • Novos Olhares | Foto: Igor Reis

Ainda na programação cultural do DFB, no sábado, 17, o maquiador e fotógrafo Fernando Torquatto recebe convidados para tarde de autógrafos de seu novo livro, homônimo, em que clica celebridades e comemora 25 anos de carreira. O lançamento será no espaço Livraria Senac, no lounge principal.

Em 2019, o DFB Festival realiza um desejo antigo: lançar uma mostra competitiva de fashion films de curta-metragem, reunindo profissionais, alunos e apaixonados por moda autoral. Tendo o universo das praias como temática, a 1ª Mostra DFB MoveModa, reúne trabalhos de todo o Brasil, incluindo a participação de 11 entidades de ensino técnico e superior.

Foram selecionados 26 vídeos, de representantes dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Sergipe e Bahia. Os curtas-metragens serão exibidos individualmente, na abertura dos desfiles do line-up oficial do DFB.

Em jogo, R$ 10.000,00 em prêmios, distribuídos em 4 categorias: Fashion Film Independente do Ano; Pensamento Crítico; Inovação em Linguagem e Talento Estudantil.

Fluido, de João Paulo Duarte de Sousa

Assinada pelo Sesc/CE, a curadoria de dança do DFB Festival apresenta espetáculos clássicos e contemporâneos das companhias EdiscaVera PassosMadiana Romcy e a premiada Escola de Dança de Paracuru.

Edisca – Estrelário | Foto: Ricardo Rios

 

 Line-up DFB Dança

Quarta, 15/05 – O Quebra-Nozes – Companhia Madiana Romcy

Quinta, 16/06 – Espetáculo Academia Vera Passos

Sexta, 17/05 – Estrelário – Edisca

Sábado, 18/05 – Escola de Dança de Paracuru

 

Da dança, para a música, o DFB trará dois palcos, onde se apresentarão grandes nomes de várias cenas artísticas, do pop, ao underground.

Palco Cores na Praia abre a programação diária, com sunsets embalados por DJs convidados e shows noturnos com nomes como MelimMc Pocahontas, Two Notty e outros nomes. 

Já no Palco Sesc, com 300m² de área coberta, além das apresentações de dança, receberá grandes shows, como Marcelo Jeneci. 

Marcelo Jeneci

A programação musical do DFB Festival é inteiramente gratuita, com censura 12 anos, e acontecerá nos palcos Sesc e Cores, em line-up paralelo aos desfiles, workshops e palestras, diariamente a partir das 16h. 

 

Serviço

DFB Festival

De 15 a 18 de abril

Aterro da Praia de Iracema