485 Views |

Concurso dos Novos celebra 360º de moda e talento

Concursos são uma espécie de tortura psicológica planejada e consensual. Você se inscreve, prepara o trabalho e aguarda com ansiedade total pelo resultado. 

Há mais de uma década, é esse o clima que antecede a publicação das equipes selecionadas para o Concurso dos Novos DFB Festival. 

Este ano, 23 instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil participaram da 1ª etapa da competição, que selecionou 8 equipes para apresentar coleções-cápsula durante o DFB 2018, que acontece de 09 a 12 de Maio, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. 

O tema do Concurso adianta a abordagem do Evento nesta edição: pensar/fazer moda em 360º, contemplando todos os ângulos que compõem a cadeia têxtil, com ênfase em aspectos da economia circular. 

Em jogo, R$ 10.000,00 em dinheiro para o primeiro lugar, troféus e a oportunidade de levar o talento da instituição de ensino para a passarela do maior encontro da moda autoral da América Latina. 

O desafio era traduzir o conceito, em uma coleção de 8 looks, criados coletivamente. A missão de analisar e classificar as propostas ficou a cargo de uma equipe multidisciplinar, formada pela designer e criadora da marca sustentável Catarina Mina, Celina Hissa; pelo diretor de criação do DFB Festival, Charles W.; pela estilista Gisela Frank e pelas jornalistas Gabriela Dourado (Diário do Nordeste) e July Lourenço (O Povo).

Plural, a seleção reúne faculdades e cursos das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, mas todas as regiões enviaram propostas criativas. 

A Diretora Executiva do DFB e coordenadora do Concurso dos Novos, Helena Silveira, ressalta a participação de “todas as regiões do Brasil, mostrando a importância de uma plataforma com essa abrangência para a fomentação do talento e da inovação para as futuras gerações do trade de moda”. 

A segunda etapa da competição será nos dias 11 e 12 de Maio, quando as equipes apresentarão as coleções na passarela do DFB. 

Confira a lista das equipes selecionadas para a 2ª etapa do Concurso dos Novos 2018:

• Faculdade Ateneu (CE)

• Faculdade Santa Marcelina (SP)

• IFRN – Campus Caicó (RN)

• Senac/SE (SE)

• UFC (CE)

• UFPI – Univ. Federal do Piauí (PI)

• Universidade Estácio de Sá (RJ)

• Univ. do Estado de Santa Catarina (SC)

 

Fotos: Thais Mesquita

SERVIÇO

DFB Festival 2018

9 a 12 de Maio

Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza

Entrada Gratuita