42 Views |

DFB 20 anos, 20 olhares

Texto: Cintia Martins

Há 20 anos o DFB Festival é celeiro para novos talentos nas mais diferentes áreas e vertentes, lançando artistas e profissionais no mercado nacional e internacional.

A fotografia tem papel fundamental nesses 20 anos de DFB, por isso nesta edição reunimos diversos nomes da fotografia de moda cearense e de várias gerações, na exposição “DFB 20 ANOS 20 OLHARES”, contemplando fotógrafos que ajudaram e ajudam a escrever a história do evento.

 

Foto: Igor Cavalcante

Curadoria

À frente da curadoria estão Maria Julia Giffoni e Thais Mesquita, que foram responsáveis por reunir trabalhos de fotógrafos de várias gerações, como Delfina Rocha, Nicolas Gondim e Luis Moraes.

Ao todo 60 fotógrafos atenderam o pedido da curadoria de três fotos que representassem sua participação no DFB ao longo desses 20 anos: “Após uma análise selecionamos 20 fotos que tem a mesma linguagem e narrativa. Contemplamos fotógrafos do nordeste inteiro, fotógrafos que estão desde o começo e algumas que estão surgindo agora”, destaca Maria Julia Giffoni.

Thais Mesquita conta que a ideia surgiu da necessidade de também falar de fotografia já que o DFB é um evento multicultural: “O DFB busca contemplar todas as áreas e a fotografia está dentro do festival desde sempre, a presença desses fotógrafos é constante. Sempre teve exposições dentro do evento, mas dessa vez tentamos abranger mais ainda e convidar essas pessoas. Pegar essas 20 pessoas e olhares diferentes para construir essa narrativa que conta um pouco da histório do DFB”.

Foto: Igor Cavalcante

O fotógrafo Igor Cavalcante participa do DFB desde 2013 e teve uma foto sua selecionada para a exposição: “A foto que está na mostra é da modelo Lara Feitosa, é um jogo de luzes vermelho e azul. Escolhi essa foto porque fez parte da campanha de divulgação do DFB ano passado”, declara.

Fotógrafos

Anie Barreto, Daniel Aragão, Delfina Rocha, Gabriel Marques, Igor Dantas, Igor Cavalcante, Igor Reis, Jamille Queiroz, Leon Silva, Lucas Dantas, Luis Morais, Mario Sabino, Mateus Monteiro, Markos Montenegro, Nicolas Gondim, Rafa Eleuterio, Renan Ribeiro, Roberta Braga, Thais Mesquita e Tiago Lopes.