54 Views |

Diversidade e sustentabilidade dão o tom em mesa redonda no Dragão Pensando Moda

Texto: Felipe Vasconcelos

Como parte da programação do Dragão Pensando Moda que ocorre paralelamente aos desfiles, shows, mostras e demais eventos no DFB Festival 2019 o evento promoveu uma mesa redonda com grandes nomes da moda nacional em um bate papo descontraído e empoderador. Com a presença de André Carvalhal, dono da label sustentável Ahlma, Renato Thomaz, uma das mentes por trás da marca Água de Coco, Celina Hissa, criadora da Catarina Mina onde a tradição do artesanato configura o DNA da marca, o sócio-fundador da Elephant Coworking, Igor Juaçaba. A mesa foi mediada por Lorena Delfino, representante do movimento Fashion Revolution no Ceará.

Foto: Igor Cavalcante

O viés sustentável do atual mercado de moda e do seu futuro foi o ponto alto das discussões na mesa redonda que recebeu diversas perguntas do público presente que preocupado com questões como o descarte responsável de resíduos, o uso de recursos naturais e alternativos e o papel e perfil do atual consumidor das marcas de moda suscitou reflexões bastante pertinentes e necessárias para o futuro da moda como um elemento responsável de expressividade e para além de tudo como uma ferramenta que mais do que nunca necessita de alternativas sustentáveis para a sua consolidação frente aos novos tempos que se apresentam.

A causa da diversidade também foi posta em pauta como uma inquietação vinda do público de maneira que preocupado com o cenário da moda atual questiona-se como as marcas e iniciativas de moda se posicionam frente à essa necessidade de atender cada vez mais um público diversificado sem necessariamente perder a sua essência e de maneira que isso seja natural da marca, sem que ela esteja sendo forçada a surfar em uma onda de diversidade.

Foto: Igor Cavalcante

O DFB Festival 2019 traz em seus quatro dias de evento uma programação gratuita e diversificada de palestras, talk shows e mesas redondas com temas sempre pertinentes ao mundo da moda e como essas temáticas se relacionam com o meio ambiente, a cultura e a sociedade.