Sobre ALÁDIO MARQUES

Lançada em Salvador e há quase três anos no mercado, a marca Aládio Marques vem conquistando espaço com coleções de moda masculina e feminina que primam pelo design exclusivo e pelo excelente acabamento. A grife surgiu justamente do desejo do jovem estilista – que começou a desenhar ainda aos 11 anos e agora, com apenas 25,prepara-se para concluir o curso de design de moda – de oferecer às mulheres roupas com design autoral, embasado em pesquisas históricas, mas sempre colocadas em um contexto contemporâneo. O resultado são peças conceituais, mas que transitam não apenas nas passarelas: são ideais para o dia a dia de quem quer se vestir com personalidade e tem a alta qualidade de tecidos e cortes como exigência. Em paralelo, exercitando sua veia mais comercial, sem deixar de lado o “quê” de exclusividade de sua peças, criou a AL. Aládio Marques para desenvolver uma linha de camisaria masculina cool, com modelagem própria e estamparia diferenciada, voltada para padronagens lúdicas e irreverentes. Os tecidos são garimpados pessoalmente pelo estilista, que adapta as tendências fashion ao mais tradicional item do guarda-roupamasculino, além de calças e bermudas que completam as produções.

Além do atendimento com hora marcada, que permite às clientes a criação de peças personalizadas e exclusivas, a linha feminina da Aládio Marques pode ser encontrada nas lojas Evidence e Mesckla, em Salvador, e na Loja laposh, em Porto Alegre. Já as roupas masculinas estão disponíveis na multimarca CR Su Misura, na capital baiana. Todos os itens podem ainda ser encomendados diretamente ao estilista, que envia suas peças para a Bahia e outros estados, pelo email aladio@aladiomarques.com.

Histórico

A primeira coleção feminina da Aládio Marques foi desfilada em Salvador em uma das etapas do Concurso Novos Talentos 2012, realizado pelo Shopping Barra e que já impulsionou marcas como Vitorino Campos e Luciana Galeão. Com o objetivo de revelar novos nomes do estilismo baiano, o evento consagrou Glaciar, de Aládio Marques, como grande vencedora da edição. Nas peças para o Inverno 2012, inspiradas num ciclo de degelo ocorrido hà 12 mil anos, formas geométricas foram retiradas das modificações ocorridas com o relevo da terra após a era glacial e transportadas para as roupas, que ganharam cortes retos e estruturados e aplicações de tecido em referências às marcas deixadas na superfície terrestre. Os vestidos simples, de corte limpo, ganharam bossa a partir das inserções precisas das inspirações do estilista, além de contar com a nobreza de materiais como organza e musseline. Como parte da premiação, Aládio foi convidado a apresentar suas criações na edição 2013 do Dragão Fashion, a mais importante semana de moda do Nordeste.

No mesmo ano, o estilista criou o figurino de Daniela Mercury para o desfile na escola de samba carioca Portela, que naquele ano homenageava a Bahia e teria a cantora como destaque em um de seus carros alegóricos. O lifestyle carioca da década de 1960 serviu como base para o look, que ganhou projeção nacional e trazia ainda referências às formas curvilíneas do calçadão de Ipanema.

Para sua segunda coleção, desfilada em destaque durante a edição posterior do Concurso Novos Talentos, Aládio Marques buscou entender a cultura dos antigos egípcios, a partir dos rituais de mumificação dos animais considerados sagrados. Novamente, as formas inspiraram o estilista: as bandagens de linho formavam desenhos geométricos que lembravam linhas, diamantes e xadrezes – formas que foram utilizadas em detalhes como golas e punhos, nas padronagens criadas com a combinação de diferentes tecidos e em recortes vazados nas peças. Criada para o Verão 2013, a coleção Envoltos reúne blusas, camisas, calças, saias e vestidos de crepe de seda com aplicações de organza e musseline e traz uma cartela de cores que se refere às variações dos tons de nude das areias do deserto e dos tons de rosa do crepúsculo egípcio, em contraste com as cores cítricas de repteis que habitam o deserto do Saara.

Na sequência, foi a vez de preparer para o Dragão Fashion, a mais importante semana de moda do Nordeste, que acontece há 15 anos em Fortaleza, 21 looks inéditos para temporada de Primavera/Verão 2014. O ponto de partida para a concepção das peças foi o desabrochar do Baobá, árvore africana cercada de misticismo e poesia, além de referências da biomimética, da botânica e da geometria. Blusas, camisões, vestidos, camisas e calças de alfaiataria – trabalhados com recortes, transparências e sobreposições – foram o foco da coleção Efloresense, que não deixou de fora as saias lápis, vedetes da marca Aládio Marques em qualquer temporada. As formas partiram de linhas retas, numa releitura da estrutura do Baobá, com suas raízes e galhos retorcidos, aliada à referências do minimalismo, com direito a detalhes singelos, como aplicações que surgem ora na frente ora nas costas das peças, além dos shapes complementares: itens estruturados balanceados por peças mais fluidas, criando ao longo de toda a coleção um equilíbrio tão natural quanto o da própria estrutura do baobá, numa cartela de cores que também reproduz os tons de todo o ciclo da árvore, com direito a tons de marrons, verdes, nudes, brancos e caramelos.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – ALÁDIO MARQUES

Alana Camara – (71) 9235-3658 – alanadcamara@gmail.com

Leave A Comment

Your email address will not be published.