18 Views |

Gastronomia com propósito também tem espaço no DFB Festival 2019

Texto: Jean D’ Carlo

Reafirmando o seu compromisso com a ideia de ser um festival multicultural e entendendo que a culinária regional também faz parte desta ideia, o DFB Festival 2019 traz para o seu espaço gastronômico uma grande iniciativa que vem fazendo a diferença na vida de diversas pessoas. Como uma instituição vinculada a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é gerenciada pelo Instituto Dragão do Mar,tendo o nome fazendo referência ao fundador do grupo M. Dias  A escola oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, através dos Laboratórios de Criação tendo como público-alvo da escola são jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

 Segundo o Senhor Cícero do curso de panificação a instituição e o curso em si tem sido de fundamental importância pois ao sair como um profissional do setor este vislumbra buscar novos horizontes desde ser empregado na área a qual está sendo formado até mesmo abrir o próprio negócio. Vanessa Silva, também do curso de panificação sente-se orgulhosa de se fazer presente no festival e em contato com o público, pois este contato segundo ela torna-se uma oportunidade de trazer à público todos os conhecimentos aprendidos durante o curso.

Foto: Matheus Dias

A escola também se mostra como o berço de um novo aprendizado e uma oportunidade de mostrar ao público como ingredientes regionais podem ser incorporados a receitas das mais diversas maneiras, segundo Cláudio Henrique, nunca lhe passou pela cabeça estar presente em um curso de gastronomia, pois seu objetivo inicial seria o curso de psicologia, porém estar fazendo o curso segundo ele, abre novas portas  enquanto profissional do ramo. Erimar,do curso de confeitaria enxerga no curso também a oportunidade de descobrir novas habilidades dentro do universo gastronômico e também enxerga no DFB Festival a oportunidade de estar em contato com o público mostrando seus conhecimentos e a importância da escola, dos seus ensinamentos para a afirmação de uma identidade gastronômica genuinamente cearense.

Foto: Igor Cavalcante

Há dois anos no mercado, a Escola se faz presente no DFB Festival pela primeira vez no ano de 2019 e aproveita para convidar o público do evento a conhecer o seu espaço e quem sabe se interessar por algum dos cursos lá ofertado. Ademais, durante a conversa com os alunos integrantes da Escola, é possível que você faça uma degustação de produtos feitos por eles.