91 Views |

Museu da Fotografia Fortaleza realiza lançamento do DFB Festival com performance e exposição “Grandes Olhares”

Texto: Cíntia Martins

Para marcar oficialmente as comemorações de 20 anos do maior encontro da moda autoral da América Latina, o DFB Festival juntou-se ao Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) para o lançamento de uma exposição inédita: “Grandes Olhares”, que reúne imagens icônicas do mundo da moda e que faz parte do acervo do museu, um dos mais relevantes do país. Quem quiser conferir de pertinho a mostra tem até o dia 18 de maio (sábado) para visitar o museu.

Na ocasião estiveram presentes o idealizador do DFB Festival, Cláudio Silveira, a modelo, embaixadora da mostra e digital influencer, Paulinha Sampaio, o membro do conselho curador do MFF e proprietário do acervo, Silvio Frota, o Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, além do fotógrafo, Leo Faria.

Para Cláudio Silveira, a exposição representa o início das comemorações de 20 anos do DFB Festival: “Estão aqui distribuídas nessas paredes do museu o olhar dos mestres da fotografia universal, essa seleção de imagens é uma prévia do que o público vai encontrar no DFB Festival, onde teremos três outras exposições que reúne fotografia, looks reais e uma timeline que reúne peças icônicas desses nossos primeiros 20 anos”.

Performance

Além do lançamento da exposição montada com exclusividade para celebrar o aniversário do DFB Festival, a vernissage promovida pela embaixadora da ação Paulinha Sampaio, contou com performance exclusiva do fotógrafo Léo Faria e com uma premiére dos Fashion Films selecionados para 1ª Mostra DFB MoveModa.

Léo Faria registrou modelos reais vestindo peças-jóias da Coleção “A Hora do Brasil”, do estilista Jum Nakao, que retornou de Londres, onde foram exibidas na embaixada brasileira, por meio de uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE).

Grandes Olhares

Com cerca de 40 obras da coleção exclusiva de Paula e Silva Frota, a exposição “Grandes Olhares” do DFB Festival e do MFF, traz mestres da fotografia de moda como: Evandro Teixeira, Horst P. Horst, Léo Faria, Luiz Tripolli, Milton Greene, Otto Stupakoff, Sofia Arlet e William Klein, algumas das fotografias são dispostas em formato 2D, e estão reunidas no segundo andar do MFF.

À frente da curadoria e seleção das fotos estão Charles Walney, diretor criativo do DFB Festival e Fernanda Oliveira, diretora do Museu da Fotografia, que pensaram a exposição a partir de duas temáticas: fotografias clássicas da moda de grandes mestre da imagem nacional e internacional e street style, representada por Léo Faria.

A mostra demonstra que a fotografia e a moda podem se unir a outras linguagens, evoluindo para uma convergência multicultural espontânea e criativa, uma vez que reúne em um só espaço verdadeiros clássicos dos anos 50 e 60 evoluindo para outras décadas. Para aqueles que vão ver de pertinho, a mostra inicia com uma série de fotografias que trazem a atriz e modelo Marilyn Monroe, os registros capturados por Richard Avedon datam de 1957. “Nós terminamos a mostra com o Leo Faria, que representa a moda hoje e o futuro também”, destaca Charles Walney.

Museu da Fotografia Fortaleza

O Museu da Fotografia Fortaleza é um espaço disseminador da cultura. O equipamento é administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, detentor de uma das mais tradicionais coleções de fotografia do Brasil, que abre diariamente seu acervo e instalações para os olhos e sentidos do público. Como espaço cultural, reúne e divulga obras do mundo inteiro para a apreciação plena da arte fotográfica. Como ferramenta educativa, ensina e incentiva a percepção, produção, profissionalização e evolução do olhar por meio de cursos e eventos diversos.

 

Exposição “Grandes Olhares”

Data: 14 a 18 de maio

Local: Museu da Fotografia Fortaleza

Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota

Mais informações: (85) 3017-3661