1203 Views |

O sertão existencialista de Akihito Hira

Da Redação

Vencedor do concurso Ceará Moda Contemporânea no Dragão Fashion Brasil 2017, Akihito Hira inspirou-se no arquétipo do vaqueiro para apresentar uma coleção em que a alfaiataria é usada como ferramenta de desconstrução dos clichês que envolvem o tema. 
Akihito revela que, durante a pesquisa, a “Missa do Vaqueiro” imprimiu o tom do desenvolvimento das peças, que trazem elementos de religiosidade e fé.
A alfaiataria desconstruída que é identidade da marca do jovem designer trouxe elegância e uma linguagem fresca ao corpo vestido masculino. Os forros das peças são estampados com o padroeiro dos vaqueiros: São José. No lado esquerdo das peças uma imagem de Nossa Senhora com Menino Jesus.
A artesania também foi explorada em rendas, bordados, patches e crochês, trabalhos manuais que carregam traços fortes da cultura e da iconografia nordestina.
O release da coleção de Akihito é, por si só, um mix de manifesto e poesia e a gente reproduz ele na íntegra: 
“Do sertão de terra quente, o vaqueiro monta em cavalo ligeiro, domador de boi é seu destino. Amansa boi bravo e a viola é seu hino. 
Sopram os ventos do Ceará contemporâneo: branquidão de marrons, camisaria desenhada por recortes, arabescos em renda, patchworks com bordados, memória do tecido, imagem congelada no têxtil. Sua roupa traz o cheiro das flores dos cactos, releitura poética da alfaiataria.
Da caatinga, as cores que a um só tempo sopram terra e vento, branco da boiada, azul do céu, marrom da terra e de seu companheiro da lida, o cavalo.
Forros meticulosos, acabamento impecável, a lembrar que , na roupa, dentro e fora importam.
Camadas de peles que redesenham o corpo-vestido masculino.
Sopram os ventos de um novo vestir corporificado para o homem de agora.
Que a luminosidade da coleção aqueça e ofusque, seduza encene.”

Confira, a seguir, o vaqueirismo poético de Akihito Hira e de sua coleção “Vaqueiro Desconstruído pela Alfaiataria”.

Fotos: Anderson Augusto
Assistente: Kilvia Colares
Modelo: Rafael Câmara
Produção: Akihito Hira | Julio Andrade | Jéssica Vasconcelos

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”102″ display_type=”photocrati-nextgen_pro_thumbnail_grid” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ border_size=”0″ border_color=”#eeeeee” spacing=”2″ number_of_columns=”0″ display_type_view=”default” ngg_triggers_display=”never” ngg_proofing_display=”0″ captions_enabled=”0″ captions_display_sharing=”1″ captions_display_title=”1″ captions_display_description=”1″ captions_animation=”slideup” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]