52 Views |

UFPI sai da ‘caixinha’ para exibir o Outsider

Por Renato Ferreira | Fotos de passarela: Roberta Braga e Cláudio Pedroso | Foto de destaque: Nicolas Gondim

Fugir da rigidez, transformar-se, fluir. A Universidade Federal do Piauí apresentou a Outsider – Torquato Neto e a Moda como Resistência durante o Concurso dos Novos, no Dragão Fashion Brasil de 2018. O objetivo é olhar para fora, sair da caixinha e descobrir que o novo pode e deve ser bom sim, assim como suas poesias que sempre saíram da zona de conforto

A inovação já começa pelos materiais. Recortes delicados com garrafas Pet, a fibra do buriti e miçangas de barro pintadas criaram o encanto da coleção. As modelagens assimétricas ganhavam suas “costuras” amarradas pela técnica da renda, que mixava-se com tules e eram elegantemente apresentadas. Na paleta de cores entram os tons terrosos, o ocre e o rosé para remeter e homenagear as técnicas artesanais.

 Já a narrativa começava com muita rigidez e ia se soltando conforme as modelos entravam. O começo começa com sua boa angústia e vai aliviando e propondo o Slow Fashion, a moda que é atemporal, demora e se torna consistente e cheia de vida. Os calçados também acompanham a trend do uso de buriti em sua fabricação, evidenciando o poder do artesanato na obra de moda.

A beleza também segue o padrão de força e dureza até chegar à leveza total. Os cabelos se iniciam presos até chegar em sua soltura total, revelando a naturalidade dos cacheados e dos lisos.  A maquiagem segue o glow, com sombras alaranjadas até o marsala e gloss na boca e nos olhos.

CONFIRA O DESFILE: clique aqui